Sobre a Soul Vet

Thumb

A Soul Vet nasceu da inspiração de idealizar um hub de serviços que pudesse proporcionar a área de medicina veterinária a oportunidade de agilizar os diagnósticos por imagem e especialidades. Um projeto inovador e ousado que contempla a conveniência de todos os que estão engajados em ofertar aos pets maior qualidade de vida.

Comprometida com o amor e o carinho pelos animais, a Soul Vet reúne profissionais especializados com khow-how em diferentes modalidades. Ampliando as oportunidades de tratamento, se volta prioritariamente para dar suporte a veterinários, clínicas e hospitais, com excelência em soluções, asseguradas por equipamentos digitais, cujos resultados são surpreendentes por sua resolutividade.

Para os tutores, a Soul Vet oportuniza mais tranquilidade, minimizando, por vezes, o impacto do tempo e da distância na busca por alternativas para a saúde de seus pets.

Localizada em área de fácil acesso, em ambiente sossegado e seguro, a Soul Vet está integrada a natureza, mesmo muito próxima ao centro da cidade. Uma área predominantemente residencial, tem amplo estacionamento exclusivo, acessibilidade por rampas e uma infraestrutrura distribuída em 280 m2 de área construída, idealizada de modo confortável, contemporâneo e agradável.

Nossos Serviços

ACUPUNTURA

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

ANESTESIOLOGIA

ANIMAIS SILVESTRES

BLOCO CIRÚRGICO

CARDIOLOGIA

CIRURGIA DE TECIDOS MOLES

DERMATOLOGIA

ECOGRAFIA

EXAMES LABORATORIAIS

FELINOS

FISIOTERAPIA

NEFROLOGIA

NEUROLOGIA

ODONTOLOGIA

OFTALMOLOGIA

ONCOLOGIA

ORTOPEDIA

RAIO-X DIGITAL

TELERADIOLOGIA

TOMOGRAFIA

Resultados de Exames

Blog

Thumb

Atenção com a locomoção do seu pet

Todo tutor adora ver seu pet feliz e saudável, se divertindo, brincando e correndo. Por isso, quando notamos que há algo de errado com a saúde de nosso filho de quatro patas, é comum ficar preocupado! Entre os problemas mais comuns com os cachorros está a luxação de patela. Além de causar dor ao pet e atrapalhar a locomoção a luxação exige ser tratada de maneira correta, para não impedir certos movimentos! 

Por isso é importante que o tutor esteja sempre atento e tenha informações que poderão auxiliar no trato do seu pet. Então, vamos saber mais sobre o assunto.

Luxação de patela: o que é?

O nome é um pouco complicado, mas o problema é bem simples de entender. A luxação de patela é o deslocamento de um osso do joelho, também chamado de rótula. Por isso, o pet aparenta tanto incômodo quando é feito o diagnóstico. Esse deslocamento pode ocorrer para a parte externa da perna (lateral), ou para a parte interna (medial). Ambos os casos causam muita dor ao cachorro e necessitam atenção veterinária o mais breve possível.

Causas e origens

A luxação de patela em cães pode ter diferentes origens. Na maioria das vezes, é uma questão congênita: o cachorro já nasce predisposto ao problema, e apresenta sintomas após certa idade.

Também pode ocorrer por batidas, quedas ou outros traumas. É mais comum em cachorros de pequeno porte, mas pode atingir qualquer pet. 

Vale destacar que cachorros maiores também podem apresentar a doença, principalmente quando estão mais velhos e mais frágeis. Tipos de luxação de patela

Classificação de acordo com a gravidade do problema:

Grau 1

O veterinário consegue deslocar a paleta do lugar e ela volta automaticamente para o local correto. Geralmente, o problema se encerra aí, sem maiores dores para o cachorro.

Grau 2

Neste caso, a paleta fica saindo e voltando para o lugar correto. Geralmente, o cachorro manca com frequência. Apesar de a rótula voltar para o seu lugar, é recomendado cirurgia para evitar dores e maiores problemas.

Grau 3

Neste caso, a patela sai do lugar de maneira permanente, e é necessário o auxílio de um veterinário para colocá-la no local correto. Às vezes, o cachorro também tenta alinhar a rótula, fazendo movimentos com a pata.

Grau 4

Luxação mais grave, no grau 4 a patela sai se desloca de maneira permanente, e nem mesmo com a manipulação do veterinário é possível voltá-la ao local correto. Somente com cirurgia de patela em cachorro é possível amenizar o problema.

Principais sintomas 

Apesar de grave e dolorida, a luxação de patela em cães não costuma apresentar sinais externos. E, assim como a maioria das doenças, quanto antes for diagnosticada, melhor será seu tratamento. Por isso, atenção a seus principais  sintomas! 

Se notar que seu pet:

  • Está mancando;
  • Evita se apoiar em uma das pernas;
  • Ao caminhar, estica uma das pernas de maneira repetitiva;
  • Tem dificuldade em pular,
  • Parece estar com dores.

Principalmente quando se trata de uma luxação de grau mais avançado, também é comum que o cachorro fique mais quietinho e abatido por conta da dor. Nesse sentido, muitos podem, inclusive, choramingar ao fazer certos movimentos.

Em todos os casos, é necessário uma visita imediata a um profissional especializado. Na Soul Vet, a ortopedia é uma das especialidades que o hub oferece .

Tratamento e prevenção

Além de ser um problema grave, que causa muita dor aos nossos amigos de quatro patas, a luxação patelar é muito difícil de prevenir. Caso seja congênita, provavelmente aparecerá em algum momento da vida do pet. O melhor é identificar o problema o quanto antes para evitar maiores complicações.

O tratamento varia de acordo com o grau, indo desde de analgésicos até cirurgia e fisioterapia. E é fundamental, em cada situação apresentada, o acompanhamento de um profissional especializado. 

Para que seu pet se mantenha saudável e feliz, fique atento a ele. Amor é cuidado.

 

Dr Gustavo Cortez
Médico Veterninário esepcializado em Ortopedia, Neurocirurgias e Cirurgias de Alta Complexidade
Especialista da Soul Vet

 

Veja também...

Fale conosco

(48) 99147-6760
(48) 3045-6760

Endereço

R. Tobias Barreto, 70 - Cruzeiro do Sul
Criciúma - SC, 88811-150

Email

contato@soul.vet.br